segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Malignas - Mulheres assassinas (Elizabeth Bathoty)

 Acompanhe a 7ª parte da nossa série sobre mulheres assassinas.

http://itthing.com/wp-content/uploads/05113.jpg

A Condessa Sangrenta: Elizabeth Bathory (1560-1614)

Mesmo sendo uma condessa húngara, Elzabeth Bathory foi a mais produtiva assassina em série da história devido as acusações de tortura e assassinato de dezenas de jovens. Embora a idéia de que ela se banhava no sangue de suas vítimas seja folclore, as histórias de mutilação e empalamento são verdadeiras. Em 1610, o Rei Matthias enviou homens para seu castelo para investigar, depois de ouvir boatos de suas crueldade. Os homens encontraram uma menina morta e uma agonizante, além de uma mulher ferida gravemente com cera e outras trancadas. Bathory espancava suas vítimas até a morte, mutilava-os, queimava suas mãos, rostos e órgãos genitais, espetava-os agulhas em partes sensíveis do corpo, como por exemplo, sob as unhas. No inverno, executava suas vítimas fazendo-as se despir e andar pela neve, despejando água gelada nelas até morrerem congeladas. As vítimas iniciais de Bathory eram camponesas que foram atraídas pelas suas ofertas de emprego bem remunerado como servas do castelo. Com os rumores de suas crueldades, logo Elizabeth ficou sem criados e começou a atacar pessoas da nobreza. O número total de suas vítimas foi encontrado numa caderneta em seus aposentos que continha o nome de 650 pessoas, todos escritos com sua letra.

Veja dia 07/02/11 - A Bruxa de Buchenwald: Ilse Koch (1906-1967)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Malignas - Mulheres assassinas (Jane Toppan)

Acompanhe a 6ª parte da nossa série sobre mulheres assassinas.

http://itthing.com/wp-content/uploads/jane-toppan.jpg

A Enfermeira da Morte: Jane Toppan (1854 - 1938)

Nasceu em 1854 e foi batizada de Nora Kelly, após a morte da mãe e a internação do pai, um alfaiate que tentou costurar os próprios olhos, Nora foi para o orfanato e em seguida, adotada pela família Toppan, quando adotou o nome de Jane. Jane levava uma vida normal até que foi rejeitada pelo noivo, teve um colapso nervoso e tentou o suicídio. Estudou enfermagem, onde os professores notaram sua fascinação doentia por fotografias de autópsias, no entanto, ela se formou e começou a cuidar de pacientes, foi demitida depois que dois pacientes sob seus cuidados morreram misteriosamente. Passou então a trabalhar em domicílio, logo foi considerada bondosa e sensível enfermeira, que cuidava dos doentes e idosos das melhores famílias de Boston, então ganhou  o apelido de "Jane alegre". Toppan encontrava prazer sexual intenso em drogar os pacientes e levá-los à beira da morte, ela tentava aproximá-los da morte, revivê-los, e então envenená-los novamente, muitas vezes, ela deitou no leito de hospital com eles, o mais provável para molestá-los sexualmente, como se eles se apegassem à vida, quase inconscientes. Toppan começou seu reinado de experimentos cruéis e assassinatos em 1885, e por mais de 20 anos  conseguiu levar adiante seu plano. Entretanto, em 1901, após a morte de quatro membros da família Davis, uma autópsia, exigida pelo marido de uma das vítimas, revelou que uma dose letal de morfina e atropina tinha sido a causa da morte. Jane fugiu, mas foi presa em outubro do mesmo ano e na prisão, ela revelou que havia provocado a morte de trinta e uma pessoas e vangloriava-se de seus crimes, querendo entrar para a história como a pessoa que "matou mais pessoas indefesas, que qualquer outro homem ou mulher que já viveu", mas acredita-se que o número real esteja entre 70 e 100. Jane foi considerada o primeiro “Anjo da Morte” americano, não foi considerada culpada por razões de insanidade e viveu a sua vida pós-condenação em Taunton Insane Asylum.

Veja dia 31/01/11 - A condessa sangrenta: Elizabeth Bathory (1560-1614)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Malignas - Mulheres assassinas (Jiang Qing)

Acompanhe a 5ª parte da nossa série sobre nulheres assassinas.

http://itthing.com/wp-content/uploads/jiangqing1.gif


A Lady Dragão: Jiang Qing (1914-1991)

Algumas mulheres nascem com o desejo de torturar e matar pessoas, outras se casam com homens que têm o desejo e o poder. Jiang Qing era uma atriz, a última esposa do comunista chinês Mao Tsé-tung, poderoso chefe do partido, casaram-se em 1938. Qing acreditava ser a força motriz por trás da Revolução Cultural da China. Desprezada pelo marido, pois acredita que era a única mulher com quem Mao não queria nenhuma intimidade sexual, e desesperada com a ociosidade, Jiang Qing se ocupava em atormentar a criadagem. Foi durante este período de 10 anos que a atividade econômica foi interrompido e numerosas antiguidades, artefatos, construções, livros e pinturas foram destruídos. A revolução também suspendeu o sistema de educação do país, muitos intelectuais e profissionais foram enviados para campos de prisioneiros, enquanto muitos outros chineses tiveram seus direitos humanos violados e anulados. Muitos orientais e fontes ocidentais estimam o número de mortos em cerca de 500 mil entre 1966 e 1969. No entanto, alguns acreditam que as mortes chegaram a atingir três milhões e 36 milhões de outros perseguidos. Qing foi presa em 1976 e acabou condenada à morte. Em 1983, porém, sua sentença foi comutada para prisão perpétua. Ela foi libertada da prisão em 1991, devido a um câncer na garganta e  em 14 de maio de 1991, aos 77 anos, morreu enforcando-se no banheiro do hospital onde estava sendo tratada.

Veja dia 24/01/11 - A enfermeira da morte: Jane Toppan (1854-1938)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Anel da pureza

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:r--O1tj6QKy4bM:http://applemania.info/wp-content/uploads/aneis_da_castidade.jpg&t=1

O anel da pureza também conhecido como anel de prata, anel de santidade, anel da castidade ou anel da virgindade é um símbolo da abstinência sexual entre jovens, até o casamento. O acessório tornou-se comum entre adolescentes e é utilizado por artistas como os integrantes do grupo Jonas Brothers e Miley Cyrus atriz de Hannah Montana e atriz e cantora Selena Gomez. No entanto, alguns ídolos que no passado apoiaram a virgindade perderam a razão no meio do caminho. Britney Spears, já usou o anel quando começou a cantar.

http://www.abril.com.br/imagem/anel-pureza-jonas-brothers-materia.jpg https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu99gkziyjrcCe7sFz3CRSXKNu5IgUo7uHVFmXxJj91hDIYmvE3kw7289vWN1wdVbUueJC1f4jXvWvjt8aTCV7QIJzeN9URxOkwxMt9KdO8qEMnjNVHImk6yzBNy4OUV5qdjFLvvCd07c/s200/anel.jpg

O anel da pureza surgiu nos Estados Unidos, em 1994, na cidade de Baltimore, capital do estado de Maryland, Estados Unidos, com o programa True Love Waits, que prega a castidade sexual até o casamento. O Anel da Pureza também é conhecido como "anel de prata" ou "anel de santidade", foi uma iniciativa do pastor Danny Patton, preocupado com a sexualidade de suas filhas e com a decadência moral americana. Ele propõe a espera do adolescente para viver experiências sexuais em um contexto de fidelidade e compromisso: o casamento.

http://www.jovensdenazareth.com.br/upload/noticias/760_unico_anel_dourado.jpg

O lançamento oficial no Brasil aconteceu em maio de 2008, no Tribal Generation. O evento foi realizado na cidade de Uberlândia (MG), um movimento de redes ministeriais que reuniu aproximadamente quatro mil participantes, entre eles brasileiros e latinos de 17 países. Acredita-se que mais 300.000 pessoas já participaram de algum evento do Silver Ring Thing e mais de 110.000 já aderiram o movimento, sendo uma realidade em vários países como França, Romênia e África do Sul.

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Famílias assassinas - Micah e Wiley Harper

Veja segunda parte de Famílias assassinas.

http://disinfo.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2010/02/BigHarpe.jpg

Depois de migrarem com a família da Escócia para os EUA, os primos Micah e Wiley Harper mudaram seus nomes para John e William. Devido ao seu hábito constante de se manterem juntos, os dois ganharam o apelido de Big Harper (William) e Little Harper (John). Eles não eram exatamente homens dados a trabalhos pesados, sairam de casa ainda adolescentes apenas para se tornarem traficante de escravos, na Virgínia.

A Revolução Americana trouxe-lhes melhores oportunidades como bandidos, aprenderam e praticaram crimes como a pilhagem de gado, queima de colheitas e estupro de meninas jovens nas fazendas por onde passavam. Havia uma desvantagem em seu novo estilo de vida, pois da Carolina do Norte até o Kentucky, quem os conhecia, queria vê-los enforcados. Os bandidos raptaram pelo menos três mulheres, que viajavam com eles e com quem tiveram muitos filhos.

Os primos compraram uma fazenda em Beaver Creek no final dos anos 1790, mas aparentemente não era um esforço para mudarem os seus hábitos assassinos. Em 1798, outro fazendeiro os acusou de roubo de cavalos, crime muito grave naquela época. Conseguiram fugir, mas voltaram à noite para vingar seu acusador, a infeliz vítima foi encontrada no rio, por seus vizinhos, na manhã seguinte, com o peito e a barriga abertos e cheio com pedras, esta era a marca dos assassinatos dos Harpes.

O Harpes continuaram a fugir e praticarem seus crimes, talvez, porque até mesmo as autoridades tivessem medo deles. Porém, seus crimes começaram a ser demasiado evidentes e um grupo de vizinhos revoltados, capturaram os Harpes juntamente com suas três "esposas" em busca de justiça, mas eles escaparam mais uma vez e continuaram seu caminho de crimes até o final da guerra. Finalmente, sem outros bandidos para apoiá-los, foram capturados por um outro bando que não se preocupou em levá-los ao tribunal e esperar por justiça. Desta vez, a multidão enfurecida cercou os primos assasinos e fizeram justiça com as próprias mãos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A invenção da geladeira

http://www.lge.com/br/eletrodomestico/images/GC-P216BSK_Inox/lg-refrigerador-GC-P216BSK-grande.png

Em 1856, uma fábrica australiana de cerveja contratou o também australiano James Herrison para elaborar um sistema que fosse capaz de refrigerar e manter a temperatura do produto baixa, usando o princípio da compressão de vapor.

http://images.quebarato.com.br/T440x/geladeira+antiga+kelvinator+1948+americana+rs+brasil__307801_1.jpg

Em 1854, foi feito o primeiro sistema refrigerador para a indústria de carnes, em um frigorífico de Chicago, EUA. Em 1866, também nos Estados Unidos, foi feito outro aperfeiçoamento da invenção, o que permitiu a refrigeração de frutas e legumes.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-o5yEUH0P7iW8sOd8slVaoHLIx5fLfsbbh9HZRN7nwOysgZHV2xLdJnKgIbITmKgmFgWiuoF3s18W44DpvQ66ECAqIdVEIk2GrAtgDrahIyASUD9XDO1TNpM7nJAqIHMaTUNqbeEZhkY/s1600/10240857.jpg

Até então, todas as geladeiras criadas eram usadas para fins industriais. A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de “Domelre” (DOMestic ELectric REfrigerator), nome que posteriormente foi substituído por Kelvinator, o qual até hoje é usado como sinônimo da invenção nos EUA. O Kelvinator, assim como a maioria das geladeiras modernas, era arrefecido por uma bomba de calor de duas fases.

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=142876936_7364.jpg&v=P
Geladeira Kelvinator de 1930
Outro modelo de geladeira que se tornou bastante popular nos EUA foi o "Monitor-Top", desenvolvido em 1927 pela General Eletric. Ao contrário dos outros refrigeradores, neste aparelho o compressor, que gerava muito calor, era colocado na parte de cima e protegido por uma espécie de anel decorativo.

http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=158903117_6184.jpg&v=I
Geladeira Consul
O primeiro aparelho produzido no Brasil, foi construído no ano de 1947, em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina. De 1947 a 1950, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado, na oficina de Brusque, 31 aparelhos movidos a querosene. Então surge um novo personagem, Wittich Freitag, um comerciante bem sucedido da cidade de Joinville-SC, que convence os dois a montarem uma fábrica. Fechada a sociedade entre os três, em 15 de julho de 1950 entra em operação a CONSUL, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil, na cidade de Joinville.
 

Fonte: História de tudo

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Malignas - Mulheres assassinas (Grese Irma)

Acompanhe a 4º parte da nossa série sobre mulheres assassinas.

http://itthing.com/wp-content/uploads/irma-grese_1.jpg http://itthing.com/wp-content/uploads/Grese.jpg

A Bruxa de Belsen: Grese Irma (1923-1945)

Uma das mulheres mais notórias durante o período nazista, Irma Grese foi chamada de "A cadela de Belsen". Em 17 de abril de 1945, depois de ter sido capturada pelos britânicos, as acusações contra ela variaram de maus-tratos simples ao assassinato hediondo de prisioneiras em campos de refugiados. As sobreviventes afirmaram que ela incitava seus cães famintos a as atacarem as detentas, sadicamente batia nelas com um chicote e arbitrariamente atirava nelas. Eles também forneceram detalhes de torturas e excessos sexuais exercidos por ela e testemunharam o seu ato de selecionar as presas para as câmaras de gás. Grese habitualmente usava botas pesadas e carregava um chicote e uma pistola. Testemunhas afirmaram que ela usava ambos os métodos, físicos e emocionais, para torturar prisioneiras do campo e gostava de matar-las a tiro, a sangue frio. Em 13 de dezembro de 1945, Grese morreu por enforcamento. Ela tinha apenas 22 anos de idade.

Veja dia 17/01/11 - A lady dragão - Jiang Qing (1914-1991)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Os maiores edifícios do mundo

Uma trabalhadora tira fotos de suas amigas com a Torre Petronas ao fundo.
Torres Petronas - As torres gêmeas Petronas de Kuala Lumpur, Malásia, é o quinto maior prédio do mundo, abrigam exclusivamente escritórios, medem 451,90 metros de altura e possuem 88 andares.
Centro de Comércio Internacional, Hong Kong, China.
Centro de Comércio Internacional - O Centro de Comércio Internacional de Hong Kong, também conhecido como ICC, foi concluído em 2010, depois de oito anos de construção. É o quarto maior edifício do mundo, mede 484 metros de altura e possue 108 andares.

Fonte: Discovery Channel

sábado, 8 de janeiro de 2011

Os esportes mais perigosos do mundo

Kaj Zackrisson, da Suécia, salta sobre uma cortina de neve.
Heliski, Nova Zelândia - Os praticantes de heliski são levados de helicóptero ao topo de montanhas intocadas, cobertas de neve. Lá, eles saltam do helicóptero e esquiam sobre a neve fresca. Esse é um esporte radical em todos os sentidos. Apesar de ser bastante caro, possui uma legião de fãs entusiasmados, que reservam a aventura com um ano de antecedência.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Casa coberta de gelo vira atração no Kansas

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/12/17/untitled-8.jpg

Uma casa em Kansas City, no estado do Missouri (EUA), ficou revestida de gelo depois que um cano estourou e lançou água sobre a residência. Devido às temperaturas abaixo de zero, a água rapidamente congelou, criando uma camada de gelo, segundo a emissora de TV "KMBC".

De acordo com a reportagem da "KMBC", a residência virou atração turística na cidade. O dono identificado apenas como Doozle encontrou sua casa coberta de gelo quando voltou das compras do Natal no último domingo. "Felizmente, o teto está intacto", disse ele.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pompéia

http://www.badaueonline.com.br/dados/imagens/pompeia.jpg

Pompeia foi uma cidade do Império Romano situada a 22 quilômetros da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 24 de agosto do ano 79 d.C.

http://img.mundi.com.br/images/Pompeia-photo3632-5.jpg

A erupção do vulcão provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade, que se manteve oculta por 1600 anos. No final do século XVIII, a cidade foi descoberta por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos (sistema de condução de  água), teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados. Os arqueólogos acharam também objetos e  afrescos (pinturas em paredes) que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do  Império Romano.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcFZAYU3CnlV6E5wAueMFawz-h6PE173_muTNJmiIARrXuzRp_0xCFXoSz0ls3BvWtNuoHdgpiPlkA7C60KjYT8gwUxzEmpkekLX5-WCek2oty_4cqlV4i4dQPH5Zt7Dls-O6U1fyz/s660/1_pompeia_corpos.jpg

Cinzas e lama moldaram os corpos das vítimas, permitindo que fossem encontradas do modo exato em que foram atingidas pela erupção do Vesúvio. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLvXHef8SalcuV3PcsWlO944BckwrY6uwCYIAB9WabZo4UGPxZ1rFABgXppCsvp-uFwEXkYNbprsk-nG8rD6tcDp9LqE3PIJxOhi-s3UtSoSy03nIAq4k_K_C4VcwpiSCETMwjnto0Tmo/s400/26-20062008.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitiEkZ3qIMdwXvmuCwhZNEwoobze15c-Q5u2HPIwsMtOmUr0_DRguLExVs7SWn_gTZrIQ4jKS2RLPuTpSwUB-Oq6RhJOiIJbWbJ5Ywu8WM9hbKfTAFO8KHI-JBPKTRcyLEaKJyHnLXYF0c/s1600/escavacoes_pompeia.jpg

http://viaveneto.files.wordpress.com/2010/12/pompeia.jpg 

http://www.acemprol.com/download/file.php?id=3768&t=1

http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/801219.jpg
Vista da cidade de Pompéia com o vesúvio ao fundo

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Famílias assassinas - "Ma" Barker e a quadrilha dos Barker-Karpis

Começamos a contar aqui, histórias de mulheres assassinas, e a partir de hoje, vamos contar sobre famílias assassinas. Acompanhe toda semana um caso diferente.

http://media.weirdworm.com/img/stories/10-families-who-killed-together/top-of-the-world-ma.jpg
Ma Barker
"Ma" Barker não nasceu com esse apelido, ella nasceu em 08 de outubro de 1873 em Missouri e recebeu o nome de Arizona Donnie Clark. Se casou com George Elias Barker em Lawrence County Missouri em 1892. Ganhou o nome de "Ma" quando ela deu à luz quatro rapazes, que ela chamou de Herman, Lloyd, Arthur e Fred, que vieram a ser uma das maiores quadrilhas de criminosos nos EUA entre 1931 e 1935.

George, seu marido, era um bêbado que só conseguiu permanecer empregado de 1916 a 1919, então ela o expulsou de casa quando ele não podia mais sustentá-los. Seus filhos estavam sempre tendo problemas quando crianças e adolescentes, e na idade adulta, formaram a quadrilha dos Barker-Karpis, que cometia assaltos, seqüestros e outros crimes hediondos, isso, quando não estavam presos. Muitos culpavam "Ma" Barker dizendo ser ela uma espécie de  mentora intelectual dos crimes, mas ela poderia ter sido simplesmente uma espécie de cúmplice, para onde seus filhos sempre voltavam e recebiam proteção, claro que ela sempre os perdoava ou preferia fingir não saber de seus crimes.

Muitos sugeriram, inclusive o quadrilheiro Alvin Karpis, de que o mito da "mãe criminosa" foi engedrado por J. Edgar Hoover e o FBI, para justificar a morte da anciã. "Ma" Barker morreu no tiroteio que aconteceu quando o FBI cercou a cabana em que ela e seu filho Fred se escondiam, localizada no Lago Weir, na região de Ocklawaha (Flórida), em 16 de janeiro de 1935. Fred Barker, que também morreu com os disparos, seria quem verdadeiramente o FBI estava atrás. "Ma" Parker inspirou personagens de novela, filme, música, banda e a "Mãe Metralha", dos quadrinhos Disney dos Irmãos Metralha.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lagartixa Satânica

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/01/04/lagartixa-satanica-620.jpg
O zoológico de San Diego, nos EUA, divulgou nesta segunda-feira (3) imagens de seu primeiro “bebê” de 2011: um réptil da espécie Uroplatus phantasticus, conhecido como "lagartixa satânica com cauda de folha". Os criadores ainda não sabem o sexo do bicho, que nasceu no dia 1º, é menor que uma moeda e pesa menos de um grama.

A espécie de lagartixa, nativa da Ilha de Madagascar, na África, é criada apenas em sete zoológicos dos EUA, e só dois deles já conseguiram reproduzi-la em cativeiro.

Fonte: G1

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Malignas - Mulheres assassinas (Belle Gunness)

Acompanhe a 3ª parte da nossa série de mulheres assassinas.

http://itthing.com/wp-content/uploads/3026.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/86/Belle_Gunness_with_children.jpg

A Viúva Negra: Belle Gunness (1859-1931)

Belle Gunness foi uma das mais degeneradas e produtivas serial killers  feminino dos Estados Unidos. Com 1,83 m de altura e pesando mais de 91 kg, ela era uma imponente e poderosa mulher de ascendência norueguesa. É provável que ela tenha matado seu marido e todos os seus filhos em momentos diferentes, mas o certo é que ela assassinou a maioria de seus pretendentes, namorados e suas duas filhas, Myrtle e Lucy. O motivo era ganância pura e simples, seguros de vida e bens roubados de seus pretendentes, se tornaram fonte de renda para ela. A maioria dos relatórios colocou o número de mortos em mais de quarenta vítimas em várias décadas, com alguns afirmando acima de cem. Para forjar sua morte, já que estava sob suspeitas por causa dos falatórios de um amante enciumado, Gunness incendiou sua casa e colocou lá dentro um corpo decapitado, para ser identificado como o seu. Após denúncias, o xerife levou um grupo de homens para região e começaram a escavar, foram encontrados ao longo da propriedade cerca de 40 corpos de homens e crianças. Por décadas, pessoas afirmaram a terem visto em diversas partes dos EUA. Em 1931, foi reportado que Belle vivia no Mississippi, onde tinha uma fazenda e vivia calmamente como dona de casa. O xerife da cidade de La porte, por mais de 20 anos, recebeu relatórios que afirmavam diversas localizações de Gunness. Seu corpo ou a própria Gunness nunca foi encontrado.

Veja dia 10/01/11 - A bruxa de Belsen: Grese Irma (1923-1945)

domingo, 2 de janeiro de 2011

Dia de finados

http://robertodearaujocorreia.files.wordpress.com/2010/11/como-surgiu-o-dia-de-finados.jpg 
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

Os Protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro.

Ficheiro:CemetarioAlmoloyaRio1995.jpg
PESSOAS NO MÉXICO DECORANDO O TÚMULO DE SEUS FAMILIARES FALECIDOS
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.

Fonte: Wikipédia