sábado, 11 de junho de 2011

Os maiores criminosos do Brasil - Sete Orelhas


Januário Garcia Leal foi um fazendeiro que vivia no município de Alpinópolis, em Minas Gerais. Em 21 de janeiro de 1802, recebeu carta patente assinada pelo Capitão General da Capitania de Minas Gerais, Bernardo José de Lorena, nomeando-o como Capitão de Ordenanças do Distrito de São José e Nossa Senhora das Dores (hoje Alfenas).
Sua vida foi pacata até que um acontecimento trágico a mudou definitivamente: a morte covarde de seu irmão João Garcia Leal, que surpreendido sete homens, é atado nu em uma árvore, onde foi assassinado a sangue frio, tendo os homicidas retirado lentamente toda a pele de seu corpo.
Revoltado ante a indiferença dos órgãos de repressão à criminalidade, Januário associou-se a seu irmão caçula Salvador Garcia Leal e ao tio, Mateus Luís Garcia, e, juntos, os três capitães de milícias assumiram pessoalmente a tarefa de localizar e vingar a morte de João.
O trio saiu à caça dos assassinos a fim de matar um a um, sendo que após mata-los, decepavam uma orelha e Januário pendurava em um cordão, exibindo como troféu, só sossegando, após matar e decepar o último dos assassinos de seu irmão. Até então, grande parte da então Capitania de Minas Gerais ficou sujeita à autoridade dos vingadores, que chegaram a desafiar magistrados e milicianos, sendo necessária a dura intervenção de Dom João VI, para tentar debelar a ação dos capitães revoltados, que foram duramente perseguidos.
Segundo a tradição oral, relatada por Gustavo Barroso, o "Sete Orelhas" teria morrido em decorrência de um acidente numa porteira. A morte se deu por um trauma que, por ironia do destino, foi na região da orelha direita, fraturando-lhe o crânio e o queixo. Tal trauma ocorreu quando o capitão cercava um cavalo que pulou uma porteira de varas, vindo uma das varas a desferir-lhe o golpe fatal.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Os maiores criminosos do Brasil - Pedrinho Matador


Pedro Rodrigues Filho, vulgo Pedrinho Matador, acumula mais de cem homicídios, incluindo o do próprio pai, sendo que 47 pessoas foram mortas dentro dos presídios pelos quais passou. Ainda não respondeu por todos os crimes, mas já foi condenado a quase quatrocentos anos de prisão, a maior pena privativa de liberdade já aplicada no Brasil.
Aos 14 anos ele matou o vice-prefeito de Alfenas, Minas Gerais, por ter demitido seu pai, um guarda escolar, na época acusado de roubar merenda escolar. Depois matou outro vigia, que supunha ser o verdadeiro ladrão. Antes de completar 18 anos, matou sete pessoas e deixou 19 feridos, para vingar o assassinato de sua ex-companheira. Em seguida executou o próprio pai numa cadeia da cidade, depois que este matou sua mãe com 21 golpes de facão. A vingança do filho foi cruel: além das facadas, arrancou o coração do pai e comeu um pedaço. Pedrinho já sentia raiva do pai pela violência com que tratava sua mãe, ele próprio, nasceu com o crânio ferido, vítima de um chute que o pai dera na barriga da mãe grávida.
Pedrinho foi preso pela primeira vez em 24 de maio de 1973 e ali viveu toda a idade adulta. Em 2003, apesar de já condenado a 126 anos de prisão, esteve para ser libertado, pois a lei brasileira proíbe que alguém passe mais de 30 anos atrás das grades. Mas, por causa de crimes cometidos dentro dos presídios, que aumentaram suas penas para quase 400 anos, sua permanência na prisão foi prorrogada pela Justiça até 2017.
Após permanecer 34 anos na prisão, foi solto no dia 24 de abril de 2007. Informações da inteligência da Força Nacional de Segurança indicam que ele foi para o Nordeste, mais precisamente para Fortaleza no Ceará. Porém seu paradeiro no Ceará é desconhecido desde então.
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Os maiores criminosos do Brasil - Febrônio Índio do Brasil


Febrônio Ferreira de Mattos, mais conhecido como Febrônio Indio do Brasil nasceu em na cidade de São Miguel de Jequitinhonha, atual Jequitinhonha, estado de Minas Gerais, provavelmente em 14 de janeiro de 1895. Ganhou esse apelido, porque era assim que se apresentava à imprensa e à justiça. Febrônio foi um ados maiores seriais killers do Brasil, fugiu de casa para escapar da violeência do pai aos 12 anos, indo morar em Belo Horizonte, aos 14 foi para o Rio de Janeiro.  Entre 1916 e 1929, teve dezenas de passagens pela polícia por fraude, chantagem, suborno, furto, roubo e vadiagem.
Um uma de suas detenções passou a ler a Bíblia e relatou ter tido uma visão, na qual uma mulher de longos cabelos loiros lhe escolheu como “O filho da luz” e ordenou que  ele deveria tatuar-se e tatuar meninos, ainda que com emprego de força física, com o símbolo D C V X V I, que significava Deus, Caridade, Virtude, Santidade, Vida, Ímã da vida. A tatuagem serviria como talismã para aqueles que a exibissem no corpo. Agindo conforme o que lhe fora ordenado na visão, Febrônio tatuou a frase Eis o Filho da Luz em seu tórax e, em toda a circunferência de seu tronco, as letras D C V X V I. Febrônio, então, começou a escrever o livro As revelações do Príncipe do Fogo, que foi publicado em 1926, o qual traz mensagens incompreensíveis, tiradas dos sonhos que lhe eram transmitidos.
Em 1921 Febrônio iniciou uma série de mortes. Quando preso, violentava sexualmente seus colegas de cela e ao ser solto, tatuava e matava jovens. Depois deinúmeras passagens por presidios e hospícios, Febronio foi condenado pela justiça 6 de junho de 1929, e foi o primeiro interno do Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro.
No dia 8 de fevereiro de 1935, Febrônio, aproveitando a distração da guarda, escalou o muro de 4 metros de altura do Manicômio Judiciário graças ao emprego de uma corda feita de lençóis atados cuja extremidade possuía um gancho fabricado com alças de balde. Sua fuga, contudo, durou somente até o dia seguinte, já que Bernadino Barbosa procurou a delegacia para relatar que Febrônio estava escondido na casa dele, no bairro carioca de Honório Gurgel. Bernadino contou que ele fora alojado a pedido de um amigo, Agenor, irmão de Febrônio, e que decidiu procurar a polícia já que ficara amendrontado ao saber  dos crimes cometidos por Febronio.
Febrônio foi encontrado totalmente despido e reconduzido ao Manicômio Judiciário, onde permaneceu até sua morte, em 27 de agosto de 1984, aos 89 anos de idade, como consequência de enfisema pulmonar. Seu corpo foi discretamente inumado em 5 de setembro de 1984, no Cemitério do Caju.
Fonte: Wikipédia

domingo, 5 de junho de 2011

Os maiores criminosos do Brasil - Antonio Silvino

ANTONIO SILVINO É O 2º EM PÉ DA ESQUERDA PARA A DIREITA

Antônio Silvino (ou Manoel Baptista de Moraes, Ingazeira, PE, 2 de novembro de 1875 — Campina Grande, PB, 30 de julho de 1944) foi um cangaceiro, filho de Francisco Batista de Morais e Balbina Pereira de Morais. Faleceu em Campina Grande, em casa de uma prima, no dia 30 de julho de 1944. 
Apelidado de Batistinha ou Nezinho, inicia-se no cangaço em 1896, juntamente com o irmão Zeferino, após a morte do pai, o bandoleiro "Batistão do Pajeú".
Adota o nome de guerra de Antônio Silvino em homenagem a um tio, Silvino Aires Cavalcanti de Albuquerque, também bandoleiro. Por outros, é apelidado de o "Rifle de Ouro". Conforme a pesquisadora da Fundaj, Semira Adler Vainsencher, ele representou, um pouco antes de Lampião, o mais famoso chefe de cangaço, substituindo cangaceiros célebres tais como Jesuíno Brilhante, Adolfo Meia-Noite, Preto, Moita Brava, o tio - Silvino Aires - e o próprio pai.
Entre suas façanhas, arrancou os trilhos, prendeu funcionários, e sequestrou engenheiros da Great Western, que implantava o sistema ferroviário na Paraíba.
Nesse estado, um dos seus maiores perseguidores, nos primeiros anos do Séc. XX, foi o Alferes Joaquim Henriques de Araújo, que mais tarde viria a ser Comandante da Polícia Militar paraibana (Major Joaquim Henriques). Em Pernambuco, uma década depois, foi perseguido pelo Alferes Teófanes Ferraz Torres, delegado do município de Taquaritinga, que finalmente o prendeu em 1914, no governo do Gal. Dantas Barreto.
Tornando-se o prisioneiro número 1122, da cela 35, do Raio Leste da antiga Casa de Detenção do Recife, teve comportamento exemplar. Em 1937, recebe um indulto do presidente Getúlio Vargas, pondo-o em liberdade.

sábado, 4 de junho de 2011

Os maiores criminosos do Brasil - Lampião


Virgulino Ferreira da Silva, o Rei do Cangaço, foi por muito tempo o inimigo número um da polícia nordestina. Sua carreira de fora-da-lei teve início em 1920, para vingar a morte do pai. Roubando, cobrando tributos de latifundiários e assassinando por encomenda ou vingança, ele viu sua fama correr todo o país. Em 1938, depois de 18 anos no crime, sua vida chegou ao fim numa emboscada na Grota do Angico, interior de Sergipe. Lampião foi morto junto com a igualmente fascinante companheira Maria Bonita e boa parte da sua quadrilha. Sua cabeça, decepada, acabou exposta em praça pública. A clássica cinebiografia O Cangaceiro (1953) inaugurou uma série de filmes brasileiros dedicados ao cangaço - um número pequeno, porém, se comparado à sua presença na literatura de cordel.