domingo, 2 de janeiro de 2011

Dia de finados

http://robertodearaujocorreia.files.wordpress.com/2010/11/como-surgiu-o-dia-de-finados.jpg 
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

Os Protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro.

Ficheiro:CemetarioAlmoloyaRio1995.jpg
PESSOAS NO MÉXICO DECORANDO O TÚMULO DE SEUS FAMILIARES FALECIDOS
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Independente de ter fundamento bíblico ou não, considero importante se reverenciar às pessoas
    falecidas a quem amamos. Nosso presente, em família, é a continuação do passado. Saudade, lembranças devem perpetuar em família.
    A UNESCO não declararia, como Patrimônio da Humanidade, uma data como o Dia dos Mortos, se não fosse importante.

    ResponderExcluir